quinta-feira, 7 de julho de 2011

Hoje é dia de Vichyssoise.



A Vichyssoise é uma sopa fria, e seu principal ou melhor, seus principais ingredientes são: batata, alho poro e creme de leite.
É servida fria como entrada antes do prato principal, e sua primeira aparição para a minha pessoa, foi o ano passado na aula de Garde Manger , e de imediato foi amor a 1ª comida rsrsrs.
Há alguns anos, mas assim, anos atrás mesmo, minha mãe fez um creme de alho poro, achei maravilhoso, mas estranho pelo fato de ter só creme, sopa líquida sem macarrãozinho, recheios, perguntei mas mãe é só isso? Auhauhaua
E hoje sou completamente apaixonada por sopa creme, as outras que fazemos com macarrão é um macarrão com molho extra. Meio idiota, mas é brincadeirinha.
E continuando o assunto, já comentei a base da Vichyssoise, e a minha versão não é nada ÒÒÒ espetacular,não a servi fria, e sim quentinha e não foi prato de entrada, virou principal, pois eu e o Phermaridu estamos de regime auhuahuahauahua, e como eu não poderia jogar ou deixar de lado os talinhos de brócolis e suas folhas, adicionei na sopa. Até queria ter colocado algumas raspas de gengibre para dar uma ardidinha no final, mas aí o marido ia pedir o divórcio e também nem tinha em casa gengibre.
Vamos começar pelo caldo de legumes, faz toda diferença o caseiro e é mega fácil;
Eu faço assim:
Na panela adicionei os talos de alho poro, casca de batata, uma cebola ou meia cebola, casca de cenoura ou uma cenoura cortada, se tiver casca de abobrinha e alguns talinhos de brócolis, deixei fervendo com 2 e ½  de água.

Para a sopa: 

250g de batata descascada e cortada em cubos pequenos
1 alho poró, somente a parte branca( talo), cortado em brunoise ou julienne
100g talos e folhas de brócolis
1 cebola cortada em brunoise( picada em cubos)
Sal, pimenta moída na hora.
2 ½  de caldo de legumes.
3 colheres de sopa  de azeite extra virgem

Como fiz:

Refoguei a cebola no azeite, e acrescentei o alho poro até ficar quase transparente, na sequência, adicionei as batatas e deixei refogando até que as batatas ficassem macias.


Então, coloquei os talos e folhas cortados em chiffonade(tirinhas) refoguei bem pouco e logo

 acrescentei  o caldo de legumes, mas não de uma vez, aos pouco. Deixei no fogo por uns 10minutos, para terminar de cozinhar as batatas.

Depois coloquei no liquidificador, bati até virar uma coisa só, um belo creme verde =)
opa, não desvira de forma alguma a foto. Vai entender...

Você pode coar, como é feito a versão original, mas a minha só bati mesmo no liquidificador e servi com croûtons caseiro, que é só cortar em cubos pão de forma, colocar azeite e uma pitadinha de sal, e colocar no forno, até dourar, então você tem que virar o outro lado para  que os dois lados fiquem douradinhos. FIM

Para os ouvidos: Ramones - I wanna be your boyfriend.


Um comentário:

  1. Hummmmm que vontade de comer essa comida meudeos!!! Dá quase para sentir o cheiro. Vou tentar fazer a sua receitinha, apesar de não saber o que é " cortado em brunoise ou julienne", como faz?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...