domingo, 20 de março de 2011

Cuscuz Marroquino com salada de Agrião e Beterraba ralada.

Para um domingo chuvoso e cheio de preguiça, uma receita fácil, prática e rápida.
Cuscuz marroquino, sim marroquino, tá pensando que só existe aquele cuscuz que conhecemos desde criança, feito com sêmola de milho (tipo Milharina) e que se come com manteiga e leite. Na casa da Dona mãe confesso que eu era a única que não gostava, só do Paulista, aquele em forma de bolo de furo no meio, cheio de ingredientes.
Com a visita da Dona Mãe, resolvi fazer esse cuscuz, já que ela só conhece os citados a cima, tudo bem que até o ano passado, para a minha pessoa não era diferente, fizemos o cuscuz na aula de Garde Manger, foi um dia que enchi a pança minha gente, de início quando li a receita e vi cuscuz, na minha mente logo apareceu o Paulista todo colorido, e o nome Marroquino, era pq tinha ingredientes de lá dos lados dos Marrocos RS.
Mas surpresa... não era não, então vamos lá.

O que precisa:

1 xíc de cuscuz Marroquino (Couscous, eu usei o Casino)
1 e ½ xícara de água
 1 caldo de legumes ( usei o pronto de potinho, aquele do Alex Atala rsrsrsrs,  pode ser  em cubo também, mas um só)
2 colheres de sopa  de azeite
1 cebola roxa cortada em cubos pequeno ( estou viciada em usar a cebola roxa)
1 abobrinha cortada em triângulos pequenos ou cubos  como achar melhor
1 pimentão cortado em cubinhos
1 berinjela média, não muito grande, pois como rende....( eu sempre coloco de molho)
1 cenoura pequena cortada em cubos
Sal e pimenta preta moída
*pesto de azeitona verde ( para temperar o tomate, isso é opcional)
Agrião e Beterraba ralada (temperar a gosto)

Como se faz:
Colocar a água para ferver, assim que levantar fervura, acrescentar o caldo de legumes e deixar mais um pouquinho fervendo.
Coloque o cuscuz em uma tigela, e adicione o caldo de legumes quente, abafe o recipiente para hidratar o cuscuz e deixe uns 6 minutos, tampado.
Enquanto isso, refogar a cebola no azeite e em seguida juntar a berinjela, refogar bem e na sequência adicionar a cenoura em cubos, refogar sem parar de mexer.
A própria água da berinjela faz a cenoura cozinhar, então não precisa colocar água, se achar necessário, pode colocar um pouco mais de azeite.
E por fim, colocar a abobrinha e o pimentão, pois esses cozinham rápido, e a abobrinha tem que ficar macia. Depois de refogar coloque sal, e pimenta preta moida.

Eu acabei montando o cuscuz com um aro,  mas vai de como quer apresenta-lo, pode mistura o cuscuz com o refogadão de berinjela e servi-lo assim, ou em porções individuais. 

Cuscuz( Cous Cous) na história.
A diferença entre um e o outro é que o Marroquino é feito de sêmola de trigo e o nordestino é feito de sêmola de milho, que na verdade foi uma adaptação brasileira, já que o cuscuz vem lá da região do Magreb - Norte da África (que compreende Tunísia, Marrocos e Argélia).
 E existe antes da era cristã, ou seja, antes de Cristo, e quem trouxe para o Brasil? Os Portugueses =).
No site da Guta Chaves, tem uma explicação bem legal.


queria ver Duran Duran  )=
E o Phermarido.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...