quarta-feira, 27 de junho de 2012

Caldo Verde com Mandioca e Vegetariano.


E hoje a noite está bem agradável, nada de muito frio nem muito calor claro. Mesmo morando no litoral aqui faz um friozinho também, para a minha pessoa acostumada com o frio da minha terra natal SP, é um frio tranqüilo, que confesso que às vezes nem uso blusa de frio só para sentir frio =D.
Outono e inverno são as estações que mais gosto, acho as pessoas mais elegantes, mas é questão de gosto como gostar de sopas, sim adoro e que saudades de ir no “bufê” de  sopas do Bella Paulista, quem disse que sopa não enche...
E continuando o assunto, o jantar leve de segunda nada mais foi que sopa, sim sopa, ou melhor dizendo caldo verde, só que adaptado, como assim?
Vamos lá, fiz um caldo verde com mandioca e queijo provolone, eu sempre uso esse queijo quando quero deixar um gostinho defumado, já que não como lingüiça. Calabresa, paio etc...
Então vamos lá!


O que usei:
2 L de água +-( para fazer o caldo de legumes e cozinhar a mandioca)
500g de mandioca já descascada (odeio descascar mandioca)
5 batatas
Queijo provolone em pedaço
2 cebolas
4 dentes de alho
1 maço de couve
Pimenta  QB
Sal  QB
4 colheres de sopa de azeite
2 folhas de louro                                                


Coloquei a mandioca para cozinhar na água, cortada em rodelas,  enquanto isso, cortei o alho, descasquei as batatas e cortei em cubos pequenos, mas n joguei a casca fora para usar no caldo de legumes, cortei a couve em chiffonade( tiras) , uma cebola piquei e a outra cortei em 4 partes e reservei.
A mandioca já cozida, tirei da água e com essa mesma água coloquei as cascas da batata, a cebola cortada em 4 partes e a folha de louro, coloquei mais um pouco de água e deixei  cozinhando, enquanto isso, coloquei  em outra panela o azeite, e as batatas em cubos, deixei até a batata ficar bem macia, e acrescente o alho depois a cebola,  e depois de refogados, coloquei a mandioca que estava cortada em rodelas, dei uma mexida para esmagar uma parte da mandioca, acrescentei aos pouco o caldo que estava fervendo, continuei mexendo em fogo médio, e tampei a panela, na sequencia cortei o queijo em cubos grandes, voltei para a panela para adicionar a couve, dei outra mexida para não grudar no fundo da panela, e acrescentei  uma parte do queijo provolone, mais o sal e pimenta, acertei o sal e desliguei o fogo, deixei uns 5 minutos  a panela tampada para terminar de cozinhar a couve e fui comer  =)




Obs : Eu poderia ter colocado as batatas para cozinhar junto com o caldo, mas o motivo de deixa-las até ficar macias no azeite, como se tivesse fritando da um sabor bem mais gostoso e diferente do que simplesmente cozinhar na água, isso na minha opinião.



Bjos e até a próxima =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...