quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Almôndegas sem carne.

 ALMÔNDEGAS:


A palavra vem do Árabe : al-bundqâ 'bolinha', vi que a maioria das palavras que começam com AL  são de origem árabe.
E  qual o sentido disso tudo? Nada, apenas para começar o dia refletindo em que buscar  e como buscar informações, cada pessoa possui seu grau de instruções e o que seria importante saber, para a minha pessoa  saber a origem de uma palavra é mais que importante,  é saber a essência em si, mas como disse, cada pessoa da importância para o que convém.
Raramente vejo programas de TV, ainda mais agora trabalhando e estudando, e claro sem TV a cabo, só no netflix mesmo, isso até voltar as aulas, aí já era tudo. (ó trama)
Então voltando sobre almôndegas, que tal uma receita sem carne para hoje, garanto que você não vai passar fome rsrs.
Quando decidi não comer mais carne, uma das minhas primeiras receitas foi almôndegas, só que eu sem noção, nem sabia da PVT, então comprei os grãos de soja, coloquei  na panela para cozinhar, MEODEOS....”Demora  como pedra para cozinhar”, o pior foi ter  que tirar as casquinhas, bater no liquidificador para fazer uma pasta, pensei: Nossa que negocinho complicado. Mas  veio a inteligência de pesquisar mais, conversar com amigos vegetarianos e fazer o negocio certo. Enfim, pude degustar de umas almôndegas, sojaburguer ( rs), churraquinhos, strogonoff, chilli( Eu já falei que trabalho em um restaurante mexicano? E que agora temos a opção vegetariana? Sem ser só queijo, alface e cenoura? )Olha a propaganda rs.
Mas tá, vamos lá para a receita.

O que precisa:

1 ½ xícara de proteína se soja fina(  eu prefiro a mais clarinha, sem muito corante e gosto forte)
1 cebola picada
4 dentes de alho bem picado( na verdade eu sempre uso mais)
1 pimentão cortadinho em tiras ou cubos pequenos( eu usei o vermelho)
2 tomates sem sementes cortado em cubos
4 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de aveia( caso queira)
½ xícara de farinha de trigo ou até dar liga
Azeitonas a gosto
cebolinha a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Como fazer:

Refogue o alho  e depois junte a cebola o tomate, refogue bastante e adicione a soja, coloquei um pouco de água, mas bem pouco mesmo, só para ela hidratar mais rápido, assim que tiver molinha, coloque os pimentões, a azeitonas, sal e a pimenta do reino, se quiser pode colocar pimenta calabresa, eu coloquei só um pouquinho. Depois adicione a aveia e a farinha, se ficar bem grudadinho já está no ponto, monte as bolinhas e frite em óleo bem quente, ou se preferir essa mesma base da para fazer sojaburguer  é só amassar com as mãos as bolinhas.


Obs: Normalmente eu não deixo a soja de molho, tento hidratá-la com o molho do tomate, sempre com algo refogando, acho que pega muito mais sabor

                                                           bil-hanaa' wach-chifaa'!
                                                                    Bom apetite!


Vêu ao som de Deftones cantando The Cure.

O Robert Smith na platéia e delirando....

4 comentários:

  1. A cara está mto boa ;)
    bjus sardadesss

    ResponderExcluir
  2. gostei muito e tentarei fazer por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz e ficou muito bom mesmo. Eu fazia outra receita e ela não ficava firme, desmanchava fácil. Com essa as bolinhas ou o hambúrguer fica firme e eu adoro *-* vlw mesmo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...