domingo, 27 de fevereiro de 2011

Risoto de arroz preto com abóbora.

A onda agora é um monte de alimentos negro, alho negro, soja preta e a receita de hoje, arroz preto.
Acho  maravilho a diversidade da natureza e o que podemos fazer e utilizá-las, sempre gostei de ingredientes diferentes, exóticos e hoje posso dizer que meu paladar esta bem mais amplo, sempre aprendo uma coisa aqui e outra ali, claro que o curso de gastronomia é um dos principais motivos por ter mudado um pouco a visão de como ver certos ingredientes, suas combinações, tudo é muito mágico, saboroso.
Então vamos lá, a idéia desse risoto foi quando li a revista do Vegetariano, que não sei onde guardei, e lembro que a receita  era bem simples, e claro nosso amigo Google me ajudou a achar novamente, e acrescentando umas coisas aqui e outras ali, a minha ficou assim:


O que vai:
.  250g de arroz preto
. 1/4 de vinho branco seco
.  2 colheres de sopa de azeite
. 250g de abóbora japonesa em cubinhos (brunoise)
. 100g de cebola roxa picada
.  5 xícaras de caldo de legumes
. 1 pimentão vermelho e amarelo em cubinhos
E sal a gosto.

Como se faz:
Refogar a cebola no azeite, assim que tiver clarinha a cebola, adicionar o arroz e refogar só um pouco em seguida adicionar o vinho branco, tampe a panela e deixe uns 4min no fogo.
Na sequência adicionar o caldo de legumes, mas somente a metade, não esquecer de sempre dar uma mexida no arroz, quando o arroz dobrar seu volume acrescentar a outra parte do caldo,  só um detalhe, demora pra caramba p cozinhar uahuaa, quando o arroz tiver quase pronto acrescentar metade da abóbora em cubos e reserve o restante. Não esquecendo claro de mexer e mexer, pois parece que não, mas começa a querer grudar.
Enquanto isso, em outra panela ou frigideira, adicione umas 2 colheres de azeite e refogue os pimentões junto com o restante da abóbora, caso queira, coloque um pouco de sal e refogue, deixe por uns 5 minutos ou até a abóbora ficar macia e firme.
Pronto, o arroz cozinhou, depois de um bom e longo tempo, coloque o refogado de pimentões
 e abóbora e vai logo comer quentinho.
É bem simples, mas por causa do arroz leva uns bons muitos minutos, quem já fez arroz integral sabe do que estou falando, e nem deu tempo para o Phermarido provar =(


Ao som de The Smiths sempre e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...